Hoje eu vou falar de maneira diferente. Não quero mostrar dados sobre a situação da infância, dizer o que está ou não sendo feito para as nossas crianças. Porque hoje é um dia especial: É o Dia das Crianças!
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Dia para ser criança!
Hoje eu vou falar de maneira diferente. Não quero mostrar dados sobre a situação da infância, dizer o que está ou não sendo feito para as nossas crianças. Porque hoje é um dia especial: É o Dia das Crianças!
domingo, 4 de outubro de 2009
Atitude da semana ...
sábado, 26 de setembro de 2009
Mais crueldade com animais. Porquê?
domingo, 6 de setembro de 2009
Independência do Brasil!
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Mac Dia Feliz vem aí!!!
segunda-feira, 27 de julho de 2009
E as Metas do Milênio? Como andam?
No ano de 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Estamos em 2009, nos aproximando de 2015 que lá atrás, em 2000, parecia tão distante... que teríamos tanto a fazer, mas tinha bastante tempo ainda pela frente. Porém, o tempo passa, e nove anos já se passaram. O que mudou de lá pra cá? Parece que a cada dia vemos mais e mais notícias de crise, falta de comida, má utilização dos recursos hídricos, poluição, guerras, miséria, fome... contrariando as metas almejadas pela ONU (http://www.onu.org.br/) . Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD- http://www.pnud.org.br/), o mundo regrediu no combate à fome, a crise financeira mundial deverá colocar na pobreza entre 55 milhões e 90 milhões. Conforme secretário-geral, Ban Ki-moon, o ritmo de cumprimento das metas tem sido muito lento e a crise econômica mundial aumenta o risco de insucesso dos países.
O primeiro Objetivo é 'Erradicar a extrema miséria e a fome'. Não é por acaso que é o primeiro objetivo por que é tão indigno uma pessoa não ter o que comer, onde morar, ter uma oportunidade de mudar sua condição socioeconômica. Não quero parecer pessimista. Se fosse não atuaria na área social. Quero apenas chamar a atenção para que temos mutio ainda a fazer, pois 2015 é logo ali! Não vamos nos acomodar e dizer que não adianta muito as ações cotidianas que fazemos. Mas afirmo que faz a diferença sim! Lembre da Madre Tereza de Calcutá que dizia que seu trabalho era apenas uma gota no oceano, mas que sem ela o oceano seria ainda menor!Continue a fazer a sua parte, seja de casa, do trabalho, da escola... faça, faça o que você puder para contribuir com a vida de alguém que, quem sabe, só tem você para ajudá-lo.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Fugindo de nossa ações devastadoras
O número de pessoas que têm que abandonar as suas casas devido a estes efeitos maléficos do clima, pode chegar a 200 milhões em 2050. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban-Ki-moon, atualmente 24 milhões de pessoas já vivem nestas condições. Moon lembrou que, nas últimas quatro décadas, um terço das terras para cultivo foi abandonado após ser tornar improdutivo. A desertificação ameaça a vida de mais de 1 bilhão de pessoas em pelo menos 100 países, segundo o Fundo da ONU para o Desenvolvimento Agrícola - Ifad. E isto pode gerar conflitos sobre posse da terra e água no futuro não tão distante.
Muitos deste desastres ambientais acontecem por descuido nosso. Sim, cada um de nós é responsável pelas mudanças negativas no Planeta. Por isso, nunca é demais lembrar que devemos ter a verdadeira noção de nossa 'pegada ecológica' e fazer a nossa parte para deixar aos nossos filhos e netos um mundo mais sustentável para viver.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
12 de junho é um dia para refletir...
terça-feira, 9 de junho de 2009
Porquê esta crueldade com os animais?
Hoje de manhã ao chegar em meu trabalho fui direto ver meus e-mails como faço todos os dias e o primeiro que li impactou muito o meu dia. O título era 'Ato cruel mata cão'. Nos primeiros segundos minha reação foi de choque e de indecisão de ler, pois como uma militante na defesa de várias causa, inclusive dos animais que amo e sempre ajudo os que passam pelo meu caminho, travei um pouco meio que sem coragem de encarar o conteúdo. Mas respirei fundo e fui em frente. Ao terminar a leitura uma lágrima escorreu em minha face, pois há dias atrás havia acompanhado uma reportagem na TV sobre as atrocidades que estavam ocorrendo no Campus da UFRGS. Não acreditei que haviam feito tamanha maldade com um cão 'iluminado' chamado Alegria que fazia parte, inclusive, de um projeto de extensão no atendimento a crianças, utilizado na terapia. Pois é, algum ser que não posso dizer humano fez esta maldade. Talvez em represália ao dr. Renato Flores, que defende a relação animal x paciente. Estou muito indignada e não posso me conformar com esta situação, nem ao menos ficar de braços cruzados. Por isso, convido a você que compartilha comigo este sentimento e defende os direitos dos animais para iniciarmos uma campanha contra este tipo de ação isolada, mas que pode alimentar a mente perversa e doentia de criaturas que se propõe a esta crueldade. Se você quer se juntar nesta ação envie uma mensagem e vamos começar este movimento!
domingo, 7 de junho de 2009
O começo...
Para que a realidade das crianças mude depende de cada um de nós. Pode parecer difícil ou até fora do alcance de nossas mãos, mas é mais simples do que se imagina. Basta estar atento, disponível, com vontade de ajudar. Por isso, neste dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, deve ser o início do começo da mudança. A mudança de olhar, a mudança de pensar, a mudança de agir. Agir em favor desta paracela da população que tem o direito de sonhar, de brincar, ter saúde, educação, de viver em paz em sociedade. Faça o seu começo neste dia 12 de junho. Você pode fazer a diferença! Vamos lá! É só começar.
Cris Guimarães