terça-feira, 23 de junho de 2009

Fugindo de nossa ações devastadoras

Refugiados ambientais. A cada dia vemos que este termo está fazendo mais sentido em nossas vidas. Infelizmente, algo que parecia impossível há décadas atrás, como desastres ambientais, tornados, furacões, desertificação, estão presentes em nosso meio ambiente. E estes danos tem causado muitas consequência negativas para as populações.




O número de pessoas que têm que abandonar as suas casas devido a estes efeitos maléficos do clima, pode chegar a 200 milhões em 2050. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban-Ki-moon, atualmente 24 milhões de pessoas já vivem nestas condições. Moon lembrou que, nas últimas quatro décadas, um terço das terras para cultivo foi abandonado após ser tornar improdutivo. A desertificação ameaça a vida de mais de 1 bilhão de pessoas em pelo menos 100 países, segundo o Fundo da ONU para o Desenvolvimento Agrícola - Ifad. E isto pode gerar conflitos sobre posse da terra e água no futuro não tão distante.

Muitos deste desastres ambientais acontecem por descuido nosso. Sim, cada um de nós é responsável pelas mudanças negativas no Planeta. Por isso, nunca é demais lembrar que devemos ter a verdadeira noção de nossa 'pegada ecológica' e fazer a nossa parte para deixar aos nossos filhos e netos um mundo mais sustentável para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário